7 Dicas para que seu 2022 já inicie planejado

“Quem planeja tem futuro, quem não planeja tem destino”, essa frase de Mário Nazar, faz todo o sentido e nos faz pensar e repensar em que patamar financeiro queremos chegar ao fim de dezembro de 2022, e para que não tenhamos surpresas indesejáveis ao longo do caminho, (mesmo que algumas não dependam de nós para acontecer), é necessário o planejamento financeiro.

A economia pessoal não deve ser vista como um processo árduo, mas sim, como um comportamento que você precisa transformar em hábito.

Entender de economia pessoal significa ter as contas em dia, não contrair dívidas e, assim, conseguir fazer economias e aplicá-las com educação financeira em investimentos.

Abaixo daremos algumas dicas valiosas, para você se organizar com suas finanças e ter sucesso ao findar o ano:

1 – Pagar à vista: sempre será a melhor opção de pagamento possível. Parcelar ou pagar com o cartão de crédito podem ser métodos que levam o consumidor a desorganização, atrapalhando seus orçamentos futuros. Além disso, em compras grandes e/ou caras, o método de pagamento à vista pode proporcionar descontos. Mesmo que dividindo você tenha a sensação de um conforto no orçamento mensal, esta não é a opção mais econômica e vantajosa.

2 – Poupar para o longo prazo: Poupar para longo prazo é uma decisão mais inteligente do que consumir no curto prazo. Ter o hábito de economizar dinheiro para o longo prazo vai facilitar a construção de uma reserva financeira consistente e que, ao longo do tempo, vai passar por valorizações. Quanto mais distante o prazo, mais tempo o seu dinheiro renderá sobre os juros compostos, em caso de renda fixa. Se você investir em renda variável, a valorização de longo prazo pode ser ainda melhor, dependendo do ativo que você decidir investir.

3 Não compre por impulso: Compras impulsivas podem ser responsáveis por um descontrole no planejamento financeiro. Portanto, para evitar esse tipo de comportamento, existem algumas ótimas dicas: Não vá às compras triste, irritado ou com fome; não leve crianças; faça uma lista antes de ir às compras; use dinheiro em espécie; crie um limite para gastos supérfluos.

4Fluxo de caixa pessoal: Com essa ferramenta, você consegue ter uma visão macro sobre todos os seus recebimentos e todas suas despesas, auxiliando na manutenção de um saldo positivo. Para o desenvolvimento do fluxo de caixa pessoal é interessante o auxílio de planilhas.

5 – Comparar preço de produtos: A pressa ou, até mesmo, o hábito de comprar impulso podem ser mais fortes que a racionalidade de estar comparando preços. Pesquisando sobre os produtos e serviços que deseja obter e comparando preços, você pode obter economia adquirindo bens da mesma qualidade.

6 – Trace metas de economia: Traçar metas é muito importante para que você planeje um plano de ação para alcançar seus objetivos. Divida as metas em prazos e mantenha-as sempre objetivas e atingíveis.

7 – Busque educação financeira pessoal: O desenvolvimento da educação financeira pessoal é muito importante para que você saiba como administrar e multiplicar seus recursos. Educação financeira nunca é demais. Logo, busque estar sempre estudando, lendo livros de economia e finanças. Esse desenvolvimento será importante para todas as fases da sua vida e para qualquer realidade financeira.

Continue nos acompanhando e fique bem informado!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Precisa de ajuda?