Ativos e Passivos

Ativos e passivos equilibrados garantem a saúde do seu negócio!

Termos presentes na contabilidade de uma empresa, a relação de ativos e passivos, reflete a situação do negócio. São dados financeiros importantes que devem constar no balanço patrimonial, e que servem para tomadas de decisão no gerenciamento da corporação.

Os ativos correspondem a todos os bens e direitos da empresa e estão divididos em dois subgrupos: os circulantes, que podem gerar dinheiro em curto prazo, como estoque, contas bancárias, aplicações financeiras para resgate rápido, recebimentos e tributos a recuperar. 

Já os ativos não circulantes, envolvem bens que podem ser vendidos e se transformam em dinheiro a longo prazo, como móveis, veículos, imóveis, carros, máquinas, aplicações para resgate no ano seguinte e outros. 

Passivos também se dividem em subgrupos 

O passivo circulante, corresponde a todas as contas da empresa que devem ser pagas dentro de 12 meses :  

– Folha de pagamento;

– Impostos e contribuições;

– Contas a pagar com fornecedores;

– Distribuição de lucro a ser feita entre os sócios.

Já o passivo não circulante, possui prazos de pagamento, que devem estar dentro de um período superior a 12 meses e são importantes para o devido controle das dívidas :

– Empréstimos bancários de longo prazo;

 – Títulos de créditos de um empréstimo;

 – Compras divididas em prestações com período superior a 12 meses;

 – Aportes financeiros de sócios, acionistas e/ou investidores com prazo de quitação superior a um ano.

Quando as contas a receber e as despesas estão equilibradas é possível diagnosticar se a empresa está saudável financeiramente, analisando a estrutura operacional, para checar se há rentabilidade ou não. O controle efetivo dos passivos e ativos é um ponto avaliado inclusive por potenciais investidores e isso, pode ajudar você a manter o seu negócio competitivo no mercado.

Balanço Patrimonial

Como mencionado no início do texto, o balanço patrimonial de uma empresa funciona como um indicativo que vai revelar se há ou não controle nas contas. Pode ser feito em qualquer momento mas, de modo geral, costuma ser elaborado a cada 12 meses

Vale lembrar que de acordo com o § 1º do artigo 176 da Lei 6.404/76, ao término de cada exercício social todas as empresas devem apresentar diversos demonstrativos financeiros e uma das bases para o cumprimento dessa determinação e elaboração desses documentos, é o registro contabilístico. 

Vamos cuidar das finanças da sua empresa? 

A SWORE é a melhor consultoria e assessoria econômica e financeira de Curitiba. Nosso time é especializado e capacitado para auxiliar você no gerenciamento de bens e valores, de acordo com as necessidades do seu negócio, para uma estratégia assertiva.

Navegue pelo nosso site e veja as opções de serviços. Se preferir, entre em contato conosco e faça um orçamento. 

#ativosepassivos #saudefinanceira #empresas #consultoriafinanceira #financeiro #negocios #empresario #balancofinanceiro #dividas #caixa #patrimonioempresa #saldonegativo #saldopositivo 

Referências : sebrae.com.br/empresas | jornalcontabil.com.br/ | capitalresearch.com.br/ | anpcont.org.br/periodicos

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Precisa de ajuda?