Uma das ferramentas mais importantes para o empreendedor é o Balancete de Verificação.
Você sabe como funciona?
Toda empresa que preza por uma contabilidade organizada e que seja útil ao seu negócio, precisa contar com esse importante balancete contábil.
Não é relevante se é uma ME ou se é uma Indústria de Grande Porte, todo empreendedor precisa saber a utilidade do Balancete de Verificação para redundantemente, verificar a saúde de seu negócio.
Um Balancete de Verificação elaborado dentro das melhores práticas é um retrato de suas contas e a quantidade de recursos disponíveis.
Uma boa contabilidade não poderá jamais ser feita sem a utilização dessa ferramenta, considerada por muitos como mais um importante indicador para a tomada de decisões.
Mas o que trata o Balancete de Verificação?
O Balancete de Verificação é um completo relatório financeiro, que antecede um Balanço Patrimonial, onde é verificado os valores do patrimônio, os valores de resultado, movimentações da empresa a crédito e a débito, e o saldo final.
Resumindo esse relatório muito importante permite ao empresário enxergar gastos desnecessários ou em excesso, falhas e inconsistências na administração financeira de sua empresa.
O Balancete de Verificação apresenta ao decisor um verdadeiro raio-x da saúde financeira do seu negócio, além de verificar se os lançamentos contábeis do período estão exatos.
Vale ressaltar que o Balancete de Verificação é como se fosse o ponto de partida para outros demonstrativos como o DRE e o próprio Balanço Patrimonial, o que o torna extremamente relevante para o negócio de uma empresa.