Formação de Preço$

Qual estratégia utilizar na formação de preços

Para uma saúde financeira em seu negócio é vital saber que a formação de preços é uma tarefa muito importante no que diz respeito aos lucros da empresa e na competividade em seu mercado. 

Erroneamente em muitas empresas que não contam com uma consultoria ou não existe um colaborador com o conhecimento necessário, a primeira atitude é analisar o preço da concorrência, porém nem sempre essa escolha é adequada e pode gerar prejuízos enormes ao seu negócio.

O primeiro passo para a formação de preços é ter em mãos todas as informações que compõe os custos dos produtos (item produzido), mercadorias (produto de revenda) ou serviços vendidos, de forma bem clara e simples, sejam eles fixos, variáveis ou diretos. Nos custos fixos deve ser incluso valores como conta de água, luz, telefone, aluguel e salários. Já os custos variáveis possuem relação direta com o produto, ou seja, se as vendas aumentam, o custo também cresce, se diminuí, os custos caem.

É importante que os preços e lucros gerados cubram no mínimo as despesas fixas, caso contrário, é inviável para o negócio. Focar na concorrência é um erro, uma vez que cada empreendimento possui os seus próprios custos e formato.

Como o empresário pode então ser competitivo mas obter lucros? Você pode usar essa variável de ficar de olho no preço da concorrência, mas deve usar a estratégia de negociação com os todos os seus fornecedores, para obter vantagens na aquisição da  mercadoria ou matéria prima.

Faça parceria com fornecedores levando a eles propostas que apresentem vantagens para ambos.  

O que você deve levar em consideração na estratégia de preços? 

  • Formar preços competitivos; 
  • Negociar com fornecedores e conseguir desconto ou prazos para pagamento na hora das compras; 
  • Não foque somente no preço da concorrência, mas avalie primeiramente os custos fixos da empresa;
  • Leve em consideração as particularidades de cada produto;
  • O aumento de preço sem estratégia pode ocasionar quebra de receita e declínio nas vendas;
  • Estude e obtenha conhecimento sobre todos os custos de produção e operacionais na empresa, como fixos, fornecedores e até possíveis manutenções;
  • Nas vendas a prazo ou no cartão de crédito, as despesas de administração da operadora e as despesas financeiras não costumam ser consideradas adequadamente, podendo gerar prejuízo na certa;
  • Quando falamos em venda a prazo, falamos de financiar o capital de giro, ou seja, a empresa, o banco, ou até mesmo um desconto de boletos bancários, resulta  em custo financeiro, pelo tempo em que o caixa necessitará desses recursos para cobrir as obrigações da operação;
  • Não basta apenas desenvolver uma precificação com objetivo de lucro, mas sim outro ponto fundamental que muitos empresários deixam de praticar: seu produto ou serviço, quando vendido gera caixa para a empresa?
  • Nem sempre a empresa lucrativa gera caixa, portanto não gerando caixa será necessário alguém financiar a operação, como bancos, sócios ou investidores e, novamente, essa operação vai gerar um custo financeiro, com as taxas de juros que financiam o capital de giro.

Não sabe como agir na precificação? Chame nossos consultores da SWORE, e te ensinaremos a composição de todas essas variáveis na formação correta dos preços de seus produtos ou serviços, e mantenha seu negócio crescendo continuamente.

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