Encerramento do Ano Fiscal?

Como está a organização do encerramento de seu Ano Fiscal?

Para responder essa questão, precisamos entender um pouco de como funciona e o porquê deve ser realizado. 

O Ano Fiscal é o período em que a empresa deve contabilizar e apurar suas receitas e despesas. 

Para algumas empresas, ele é dividido em quatro trimestres, já em outras é por fechamento mensal. Portanto, essa é uma forma simplificada de apresentar a oscilação do desempenho e o crescimento da empresa. 

Dessa forma, são levantadas todas as informações sobre um negócio, oferecendo uma visão detalhada para o próximo ano. 

Essas informações que integram o fechamento fiscal, facilitam as tomadas de decisão para o próximo ano. 

A apuração dessas informações, auxiliam o acompanhamento do desempenho do fluxo de caixa e demais dados financeiros.

O fechamento é realizado por uma equipe, que analisa o que ocorreu durante o ano que se passou e define metas que serão determinadas para o próximo ano dentro do prazo estipulado. 

Dentro do período analisado, são registrados contabilmente todas as entradas e saídas de recursos para mensurar o resultado da empresa por meio do balanço patrimonial e uma DRE (Demonstração do Resultado do Exercício). 

Nem sempre um ano fiscal coincide com o ano calendário, porém no Brasil, é obrigatório que siga o período de 1º janeiro a 31 de dezembro.

Depois de entender um pouco mais sobre o que é um fechamento fiscal, vamos te dar dicas de como organizar suas finanças para um fechamento de sucesso!

– Organize sua escrituração contábil: algumas empresas, principalmente de pequeno porte, são geridas pelo próprio empreendedor, que por não saber ao certo, acaba se descuidando e tem muita dificuldade para fazer seu fechamento fiscal no fim do ano.

Independente do tamanho de sua empresa, fique sempre atento à essas premissas a seguir: se há exatidão entre os valores debitados e creditados; conheça seu saldo bancário; por último, observe se o seu negócio está cumprindo com o que a legislação tributária pede, para que não tenham desconformidades fiscais em seus relatórios.

Faça relatórios contábeis, a partir dele é possível conhecer a real situação do patrimônio de sua empresa, o total de bens, direitos e obrigações.

– Organize seus saldos e calcule o seu lucro: fazendo isso, você terá o fornecimento de dados relevantes para avaliar seus resultados e poder programar novas estratégias e calcular com exatidão o lucro obtido nesse período.

– Organize suas notas fiscais: As notas fiscais são uma exigência para que uma empresa atue legalmente no país, então, se torna imprescindível que você tenha métodos eficazes em sua empresa para mantê-las sempre organizadas e de fácil acesso se houver necessidade de consultá-las.

Realizar o fechamento do ano fiscal com dados exatos ou mais aproximados possíveis, é essencial para que o gestor possa verificar a viabilidade do negócio para o próximo ano e com isso tomar as melhores decisões para o avanço de seu negócio e estar fiscalmente legalizado.

Chame nossa empresa para te ajudar com o fechamento e continue nos acompanhando.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Precisa de ajuda?