A conciliação bancária garante eficiência na gestão do seu negócio.
Que a saúde financeira é fundamental para que uma empresa se mantenha aberta e consiga gerar lucro você já sabe. Mas, para que isso ocorra de forma ampla e eficiente, nós queremos hoje alertar você sobre a importância de comparar regularmente, o extrato da conta corrente com as informações do controle financeiro interno do seu negócio, realizando assim, a conciliação bancária.
Dentro do modelo de gestão eficiente esse procedimento, além de garantir maior controle das movimentações de dinheiro, pode ainda identificar possíveis fraudes em processos de compra e pagamentos, e informar com assertividade os lucros e despesas da empresa.
Na prática como é realizada a conciliação bancária?
Tudo o que uma empresa recebe, seja por boleto ou transferência, por cartão de crédito, débito, ou qualquer outra forma de recebimento, e ainda valores que são pagos, como por exemplo, emissão de cheques a fornecedores, prestações e até empréstimos, necessitam estar atualizados e concordando, quando comparados com o extrato bancário.
Para ficar mais claro, veja um exemplo simples : uma pequena loja vendeu numa manhã, R $500,00 por cartão de débito, no dia seguinte, R $300,00 em mercadorias no pix e em outro dia, além de pagar fornecedores, realizou vendas de R $900,00 reais no cartão de crédito. Toda essa movimentação realizada e anotada no controle interno, deve ser verificada no extrato e os resultados comparados regularmente, para checagem de falhas e divergências em tempo hábil de serem resolvidas. Vale ressaltar que quanto mais vendas e mais opções de pagamento a empresa oferece, mais dados ela tem a verificar.
Neste contexto, a conciliação impõe um rígido controle sobre cada transação, formando uma fonte de dados e informações capazes de dar mais visibilidade aos gestores e líderes sobre tudo aquilo que entra e sai do caixa da empresa. Gera ainda conhecimento sobre os valores que deixaram de entrar ou não foram computados.
Colocar a conciliação bancária em prática, resumidamente, é uma forma de evitar interpretações errôneas sobre a real situação do negócio.
Outras vantagens
– Com o controle das entradas e saídas financeiras o fluxo de caixa se mantém saudável, evitando gastos excessivos e contribuindo para o cumprimento das obrigações fiscais.
– Garante também a previsão em relação às entradas e saídas futuras, evitando encargos como pagamentos recusados e a cobrança de taxas de cheque especial.
– Monitorar os saldos da empresa, permite projetar novos cenários e otimizar os planejamentos financeiros.
Com metas realistas e adequadas ao negócio, a empresa ganha visão ampla de futuro, alcança objetivos empresariais e fica preparada para mudanças repentinas do mercado que atua.
Fraudes
Esses é um ponto importante. Como comentamos no início, as fraudes também podem ser coibidas, no âmbito interno e externo com prática da conciliação bancária. É muito comum vermos notícias sobre golpes em empresas, que envolvem o uso de contas, desvios de recursos em bancos pela internet, entre outras movimentações que, normalmente, comprometem o empresário e prejudicam a manutenção dos recursos corporativos. Além de um controle interno é necessária atenção às tarifas indevidas cobradas pelos bancos por serviços ou simplesmente pela aplicação de taxas desconhecidas, que muitas vezes passam despercebidas em meio ao volume de movimentações financeiras.
Organize as contas da sua empresa com a Swore Consultoria Econômico-Financeira. Nós vamos te ajudar a analisar os custos e as despesas da companhia, com uma gestão eficiente que garante resultados. Navegue pelo nosso site e confira as opções de serviços.
#consultoriafinanceira #consultoriaeconomica #saudefinanceira #gestao #financeiro #conciliacaobancaria #empresas #consultorfinanceiro #financas
Referências : revistas.usp.br/rcf | financasaplicadas.net/in | sebrae.com.br/ | valor.globo.com/