Saiba mais sobre a atividade de controle do Fluxo de Caixa
Para que uma empresa tenha sucesso e se mantenha saudável por muitos anos, é necessário seguir alguns processos. Um deles é o cuidar do fluxo de caixa, que basicamente é o processo financeiro de uma empresa.
O fluxo de caixa é um controle das entradas e saídas do dinheiro de uma empresa, e com isso você consegue verificar o saldo disponível em caixa. Com esse controle organizado, é possível identificar a saúde da empresa, e também realizar corretamente o Balanço Patrimonial.
E para que o fluxo de caixa esteja sempre atualizado, é necessário seguir alguns passos:
1 -Separar as contas de Pessoa Física e Pessoa Jurídica: para visualizar as finanças da empresa, é essencial que não haja mistura entre as finanças pessoais e empresariais.
2 – Ter um controle financeiro: do caderninho de contas às mais modernas planilhas de controle, vale o controle que mais se adaptar à sua rotina!
3 – Anotar as entradas e saídas: entradas são todos os valores que você recebe em sua conta, como o pagamento por uma mercadoria ou serviço, e saídas são as despesas e gastos que você tem dentro da empresa. Atente-se para anotar todas as despesas, incluindo taxas, impostos, aluguel e contas de luz, água e internet, por exemplo.
4 – Estabelecer um valor fixo de salário para os sócios: este é o chamado pró-labore, o valor que você irá retirar da empresa mensalmente como seu salário, para uso pessoal.
5 – Manter a contabilidade em dia: certifique-se de que todas as guias de impostos estão pagas, e que não há pendências na Receita Federal, pois uma pendência esquecida pode ser responsável por um grande rombo futuro no orçamento da empresa.
Além de manter a saúde financeira do negócio, a análise de um fluxo de caixa organizado permite avaliar as possibilidades de expansão da empresa.
Precisa de ajuda com a gestão de custos, para entender seu fluxo de caixa? Conte com nossos serviços de consultoria, e mantenha a saúde financeira da sua empresa em dia.
#finanças #fluxodecaixa #administração #economia #consultoriaeconomica #consultoriafinanceira #gestãodecustos