Hoje em dia, ouvimos falar muito em investimentos, aplicar, seja ele em ações, imóveis, poupança, tesouro direto entre outros, mas qual seria a melhor opção para você e como descobrir isso?
Antes de tudo, vamos conhecer alguns tipos seguros de investimentos que rendem mais do que a Poupança:
– 1) CDB (Certificado de Depósito Bancário): ele é recomendado tanto para iniciantes quanto para investidores mais experientes devido ao grande leque de tipos que existem. Existem CDB’s de curto, médio e longo prazo, de acordo com o prazo estipulado o seu rendimento pode ser até de 120% do CDI (Certificado de Depósito Interbancário).
– 2) Tesouro Direto: a diferença entre ele e o CDB, é que seu emissor não é um banco, mas sim, o próprio Governo Federal. O valor mínimo para investir é mais baixo do que outros, a partir de R$ 30,00.
Existem 3 tipos de Tesouro Direto: Tesouro Selic (curto prazo, rende a taxa Selic); Tesouro IPCA (médio e longo prazo, rende de acordo com a inflação); Tesouro Prefixado (tem apenas uma taxa prefixada que não muda).
– 3) LCI (Letra de Crédito Imobiliário) e LCA (Letra de Crédito do Agronegócio): São formas de capitalizar segmentos do mercado com dinheiro dos investidores, possuem um incentivo do governo, isentando-se da cobrança do Imposto de Renda.
– 4) Letra de Câmbio: Sua taxa de rendimento é muito competitiva, porém não é isenta do Imposto de Renda.
– 5) Fundo de Renda Fixa: Fundos de investimentos, são opções um pouco mais completas, ao fazer um aporte e se tornar um cotista, você não apenas compra ativos, mas também contrata a gestão da instituição que administra o fundo de investimento.
– 6) Fundo Multimercado: É mais agressivo e não é indicado para quem tem um perfil conservador, ele mistura ativos de renda fixa com investimentos em renda variável na bolsa de valores nacional ou internacional.
– 7) Debêntures: São títulos de dívidas.
Existem 2 tipos de debêntures: A simples, não-conversível em ações e a conversível em ações.
São investimentos um pouco mais complexo do que a poupança, mas seu rendimento é muito superior, os juros são prefixados, pós-fixado e hibrido (misturado pré e pós).
– 8) COE (Certificado de Operações Estruturadas): Esse é um investimento com ótima rentabilidade se comparada à poupança e baixo risco de resultado negativo. Ele permite que você invista em ativos internacionais, ações, moedas, índices e commodities.
Imagino que mesmo sabendo um pouco sobre cada um dos tipos de investimentos, ficam algumas dúvidas de qual caberia melhor para sua situação, pois não é só aplicar o dinheiro em algo, é aplicar, render de acordo com o prazo estipulado e melhor, não perder!
A Swore conta com profissionais que podem ajudar a entender qual é o seu perfil de Investidor e fazer seu orçamento de investimento.
Continue nos acompanhando e fique bem informado.