Os primeiros impactos humanitários, políticos, ambientais e financeiros da invasão da Ucrânia pela Rússia, já são considerados catastróficos, segundo especialistas em questões geopolíticas. Danos provocados pela guerra, que vão muito além da zona de conflito, causando turbulência econômica no mundo todo.
Você deve ter acompanhado, o anúncio oficial da União Europeia autorizando a exclusão das sete principais instituições russas, do sistema padronizado de códigos, usado na comunicação interbancária no mundo – o SWIFT. A medida, uma sanção para PRESSIONAR e ISOLAR a Rússia, pode ter efeitos a curto e longo prazo e, será sentida no Brasil.
Mas antes de falarmos a respeito dos problemas que podemos enfrentar em nosso país, precisamos entender um pouco mais sobre o sistema Swift.
SISTEMA SWIFT
Criada em 1973 para substituir o telex, a SWIFT sigla em inglês para – Sociedade de Telecomunicações Financeiras Interbancárias Mundiais – tem sede na Bélgica. Conecta 11 mil bancos e instituições monetárias em mais de 200 países. Na prática, é uma plataforma que permite aos bancos informarem sobre as transferências em tempo real. Acredite, são 42 milhões de mensagens enviadas diariamente!
Com a remoção do sistema SWIFT, as instituições financeiras russas ficam impedidas de enviar dinheiro para dentro ou fora do país. Situação complicada para as empresas e seus clientes estrangeiros , especialmente importadores de petróleo e gás, comercializados em dólar americano.
Não é a primeira vez, em que o SWIFT é usado como “arma de guerra”. Em 2012, Estados Unidos e União Europeia também decidiram penalizar o Irã, excluindo todos os bancos iranianos do sistema. Decisão que resultou na queda de 30% das importações daquele país.
REFLEXOS NO BRASIL
Não se sabe quanto tempo a guerra vai durar, mas é certo que o Brasil já começa a sofrer os reflexos negativos na economia, com maior inflação, principalmente nos alimentos, câmbio e combustíveis.
Exemplificando, novamente ficará mais caro para o consumidor final abastecer, por causa da disparada nos preços do petróleo. Isso porque, desde 2016 a Petrobras adotou uma política baseada nas variações do valor do barril no mercado internacional, bem como pelas taxas de câmbio.
Com as sanções impostas à Rússia, também é preocupante a situação para o o agronegócio brasileiro. O principal receio é em relação ao fornecimento de fertilizantes , pois o interrompimento dos fluxos de comercialização e produção, pode interferir em produtos como o milho e trigo, gerando aumento dos preços, impactando os custos da pecuária. Há ainda, expectativa de que aves e suínos ficarão mais caros nas gôndolas,por causa do fechamento do mercado gerado pelo conflito.
Vale destacar, a grande quantidade de importações vindas da Rússia para o Brasil, principalmente nos últimos dois anos : em 2021 foram importados em produtos da Rússia um total de US $5.69 bilhões, sendo que ADUBOS e FERTILIZANTES representaram 62% desse montante.
Como vemos , o Brasil não está livre de enfrentar os efeitos desta guerra, na qual o dinheiro, é uma arma poderosa.
#russia #guerra #swift #dinheiro #inflacao #economia #conflito #ucrania #petroleo #geopolitica #alimentos #brasilguerra
Referências : comoinvestirthecap.com.br | remassaonline.com.br | valor.globo.com | brasil.ebc.com.br | poder360.com.br | brasildefato.com.br | cnnbrasil.com.br | bbc.com | confidencecambio.com.br