Valuation?

Você sabe o significado correto de Valuation?

Existe um termo em inglês Valuation que significa “Avaliação de Empresas”, “Valoração de Empresas” ou “Arbitragem de Valor”. Esta área de finanças estuda o processo de avaliar o valor de determinado ativo, financeiro ou real.

O processo de valuation é uma ferramenta que auxilia os empreendedores a estimar o valor de sua empresa e trabalhar com as percepções que a empresa possui dos investidores e clientes.

Através desse processo, é possível conhecer bem o perfil do seu negócio e saber quanto ele vale para atrair e conquistar investidores. É importante identificar o valor do seu negócio e perceber o que deve ser aperfeiçoado para melhorar o posicionamento no mercado.

Com isso, o empreendedor consegue se planejar para o futuro, identificando as melhores oportunidades para agregar valor ao seu negócio.

É possível avaliar uma empresa em diversas situações e por diferentes motivos, como: após uma aquisição, por motivos de processos judiciais, divisão de bens, para fins contábeis, entre outras.

A valuation é calculada por meio de métodos de avaliação de empresas escolhidos de acordo com o contexto de cada negócio.

Os principais métodos utilizados são:

  • Fluxo de caixa descontado: é considerado um método bastante preciso. Verifica tanto os ativos tangíveis quanto os intangíveis de uma empresa. É feita uma análise de longo prazo com base em projeções econômico-financeiras da empresa, através do fluxo de caixa da mesma, observando fatores como receitas, despesas e custos;
  • Múltiplos de mercado: é também chamado de avaliação relativa. Compara os múltiplos do negócio em questão com os de outras empresas que atuam no mesmo segmento de mercado. Para isso, pode ser usado o lucro, o faturamento, dentre outras informações;
  • Valor patrimonial: estima o valor de uma empresa através do seu patrimônio líquido. É uma metodologia com base na contabilidade, importante para cálculo de ganhos de capital em vendas de empresa e pagamento de impostos.

Se a sua empresa é capaz de gerar fluxo de caixa livre futuro, significa que o empreendimento tem valor. Fatores como solidez da marca, posicionamento, imagem e patente também são componentes do valor do negócio.

No entanto, é preciso fazer algumas ressalvas. O valor atribuído ao negócio é feito com base em estimativas, por isso, os resultados podem ser diferentes do que os calculados previamente e ainda podem variar conforme o método e os números utilizados.

O valuation é fundamental para uma boa negociação, seja de compra ou venda.

Quer saber mais? Entre em contato com a gente!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Precisa de ajuda?